domingo, 22 de abril de 2007

Ilhas do grupo central

São Jorge

A ilha de S. Jorge, situada no grupo central, tem uma forma alongada com 5o km de comprimento e uma largura máxima de 8 km.




A primeira referência a esta ilha data de 1439 e o seu povoamento deu-se décadas depois, entre os primeiros, pessoas do norte de Portugal. Ao longo dos anos foram apurando a arte secular do queijo da ilha.





Graciosa

A "Ilha Branca", de forma oval e pouco montanhosa, ocupa uma área de 61 km2, estendendo-se por um comprimento de 12,5 km e uma largura máxima de 8,5 km.




Terceira



A ilha da Terceira tem uma superfície de 380 km2, ou seja, 29 km de comprimento 17,5 km de largura. A Ocidente predomina um planalto e numerosas crateras com lagoas na zona central. Nesta ilha situa-se o aeroporto Internacional das Lages e a base militar norte-americana.







Pico

É denominada pelo Pico que lhe deu o seu nome e que constitui o ponto mais alto de Portugal. A geografia da ilha desenvolve-se em torno de um vulcão, estendendo-se por um planalto que termina em falésias junto ao mar ou declives moderados na zona ocidental.





O Pico é a segunda maior ilha dos Açores, com uma área de 447 km2. É uma ilha com tradições baleeiras.





Faial


A ilha do Faial está geograficamente organizada em círculo à volta da grande clareira, a qual se localiza no centro da ilha. Esta ilha abrange uma área de aproximadamente 173 km2.




Marina da Horta


1 comentário:

Anónimo disse...

Um esclarecimento conciso e bem elaborado das belas e bonitas Ilhas Açoreanas que nem sempre são devidamente divulgadas.
Muitos Parabéns!!! Força para o BLOG.