terça-feira, 1 de maio de 2007

Debate

Na semana passada foi-nos proposto, no manual de Língua Portuguesa, que promovessemos um debate sobre o direito que os animais têm de viver em liberdade.
Toda a turma participou com entusiasmo e foi interessante o modo como cada um expunha as suas ideias e as fundamentava.
No final, cada aluno do 4.º ano, redigiu um texto sobre o tema em debate. Depois de lidos para toda a turma escolhemos dois textos para colocar aqui no nosso blog.

Esperamos que gostem !!!



A libertação dos animais

Os animais devem de ser libertados, mas só alguns têm de estar presos porque podem atacar as pessoas e eles também podem ir para muito longe sem os donos darem por isso.
Há muitos animais domésticos, por exemplo: os pássaros, os coelhos, os peixes e os cães… Os coelhos são animais que não podem estar sempre em casa ou presos nas suas gaiolas, eles tem em que ter uma grande parte do quintal para brincarem à vontade.
Eu gosto muito dos animais, e eu não gosto quando as pessoas os abandonem.
Todos nós temos que ser muito carinhosos para os nossos queridos e adoráveis animais.
Viva aos animais do país e de todo o mundo.


Autor: Édi





Porque é que os animais não devem ter liberdade


Existem vários animais na face da Terra, mas alguns são trancados ou enjaulados porque são muito perigosos, ou porque as pessoas gostam de cuidar deles em casa.
Mas eu não percebo uma coisa: Deus fez os animais na Terra para andarem livres, não para andarem trancados. Mas, no entanto, existem pessoas que não entendem porque Deus fez os animais tão maus. Deus quando fez os animais fê-los perfeitos , não os fez imperfeitos.
Como as pessoas são imperfeitas tudo o que anda a sua volta é imperfeito.
Há vários tipos de animais: uns meigos, outros ferozes, etc…
Na minha opinião, os animais deviam ter liberdade, mas como existem uns muitos ferozes têm mesmo de estar trancados. Os outros animais como os pássaros, andorinhas, borboletas etc… devem de ser livres.

Autora: Ema

3 comentários:

Anónimo disse...

estes textos estão giros. Carlos

Anónimo disse...

os autores estiveram muitpo trabalho.Carlos

Anónimo disse...

o